Você está aqui

AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO: ALERGIAS, INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES e CELÍACO

Descrição completa do serviço:

Responsáveis: Prof. DSc Telma Mattos e Prof. DSc Alexandra Anastacio Monteiro

Público alvo

Comunidade acadêmica da Universidade Federal Fluminense e seus familiares, assim como pessoas provenientes do município de Niterói, portadores de alergias e/ou intolerâncias alimentares e celíacos, que apresentem repercussões nutricionais e/ou digestórias, através de um atendimento nutricional especializado.

Faixa etária: De 10 a 60 anos.

Do que se trata?

Sabe-se que as alergias e intolerâncias alimentares, assim como a doença celíaca, são um grave problema na vida moderna, atingindo um percentual crescente e significativo da população, principalmente nos grandes centros urbanos. Vários problemas de saúde desde asma, dermatite, até repercussões do trato gastrointestinal e, consequentemente, com intercorrências nutricionais importantes. A necessidade de uma alimentação balanceada para estes grupos se torna uma tarefa de difícil execução em virtude do desconhecimento de substituições mais adequadas na alimentação diária. Desta forma, o projeto pretende acompanhar estes pacientes, através do Ambulatório de Nutrição Clínica (NutClin-AIC), estabelecendo uma conduta dietoterápica adequada ao quadro clínico desenvolvido.

Foi criada uma página eletrônica no facebook (www.facebook.com/nutclinaic) que veiculará informações de utilidade pública, com dicas de novos produtos e substituições adequadas de alimentos, assim como receitas com valor calórico e nutricional estabelecidos, entre outros. O projeto pretende desenvolver ainda, outras atividades pertinentes dentro do eixo temático e destinadas a este público, como: a realização de palestras junto à clientela e seus familiares sobre temas atuais e pertinentes; a elaboração de manual impresso com receitas especiais, a princípio, isenta de glúten e lactose; promover grupos de estudos e pesquisa, objetivando a orientação de trabalhos científicos, com divulgação destes resultados através de publicações em revistas especializadas.

O que os interessados devem fazer para se consultarem (procedimentos e requisitos para a inscrição)?

O atendimento é gratuito, devendo o interessado entrar em contato pelo celular ou e-mail para agendar a consulta. Trazer no primeiro dia do atendimento ambulatorial o último exame de sangue com validade pregressa de até três meses.

E-mail de contato:   nutclinaicuff@gmail.com

OBS: CONSULTAS SOMENTE COM HORA MARCADA PREVIAMENTE POR TELEFONE OU E-MAIL.

Dias/Horário de atendimento:

Atenderemos às 6ª feiras de (15/15 dias) das 13:30h às 17:00h

Telefone para contato:

Endereço do serviço:

Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Nutrição, Departamento de Nutrição e Dietética, Rua Mário Santos Braga, 30, 4º andar, sala 409, Campus do Valonguinho, Centro, Niterói/RJ, CEP 24.220-140
Premium Drupal Themes by Adaptivethemes