Você está aqui

Linha de Pesquisa: Nutrição, atividade física e saúde

Prof. Responsável: Luiz Antonio dos Anjos - Prof. Titular, Laboratório de Avaliação Nutricional e Funcional, Departamento de Nutrição Social, Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense.

Ementa da Linha de Pesquisa:

O Laboratório de Avaliação Nutricional e Funcional da UFF (LANUFF) está localizado no Campus do Valonguinho, sala 415. O LANUFF tem como objetivo desenvolver, validar e difundir as metodologias de avaliação nutricional e funcional na perspectiva de conhecer e monitorar a situação nutricional da população brasileira, produção esta que possa servir como subsídio para as Políticas de Saúde e Nutrição do país e nortear possíveis medidas de intervenção para a melhoria da situação nutricional da população. Em geral, as linhas de pesquisa envolvem o desenvolvimento de metodologias de avaliação nutricional e do gasto energético, avaliação nutricional de crianças, escolares, adolescentes, adultos e idosos e a inter-relação entre nutrição, atividade física, trabalho e saúde.

Infra-estrutura:

O LANUFF conta com instrumental para realizar medidas antropométricas (paquímetros de dobra cutânea, estadiômetros, balanças eletrônicas e antropômetros) e de composição corporal (bio-impedância); para realização de calorimetria indireta, tanto durante o repouso (metabolismo basal) quanto durante atividade em ergômetro (esteira rolante, ciclo-ergômetro) e para a medição da atividade física no campo (monitores de freqüência cardíaca, pedômetros e acelerômetros).

Intercâmbios e Participantes da Linha de Pesquisa:

O LANUFF, através de seu coordenador, Prof. Luiz Antonio dos Anjos, participa como líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Avaliação Nutricional e Funcional que conta com pesquisadores, alunos e profissionais de outras Universidades (UFRJ e UERJ), da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE, da FIOCRUZ e do Instituto de Nutrição Annes Dias. Além disso, há um projeto colaborativo, em andamento, com o Departamento de Fisiologia da Universidade do Arizona (EUA) envolvendo validação de metodologias de composição corporal e gasto energético.

Premium Drupal Themes by Adaptivethemes